Evento aponta resultados de pesquisas atuais sobre a abrangência do mate no combate ao colesterol
alto e suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias
A Matte Leão, marca líder no mercado brasileiro de chás em todos os segmentos,
em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq), Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
(Fiep), a Universidade da Indústria (Unindus) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), nesta quinta-feira (29/11),
no Cietep, o 1º Seminário sobre Bioativos da Erva-Mate. O objetivo do evento foi incentivar a realização
de pesquisas científicas com foco nos benefícios da erva-mate à saúde.
O seminário abordou os resultados dos atuais estudos sobre a erva-mate desenvolvidos nas
universidades de Touro, nos Estados Unidos e também na USP,
Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade São Francisco. Os especialistas convidados para o evento falaram
sobre a capacidade do mate em reduzir o mau colesterol, de suas propriedades antioxidantes e da possível ação
antiinflamatória da planta. Conforme explicou uma das palestrantes, a engenheira de alimentos e professora do Departamento
de Nutrição da USP, Déborah Helena Markowicz Bastos, o chá de mate contém compostos com
atividade antioxidante como os polifenóis. Para saber se estes compostos são absorvidos pelo organismo e se
podem efetivamente atuar como antioxidantes em determinados tecidos, combatendo os processos degenerativos, é preciso
fazer estudos ex vivo, ou seja, com voluntários humanos. "Isso pode ser feito porque o chá mate é
uma bebida tradicionalmente consumida e comprovadamente segura, que não apresenta efeitos tóxicos ou indesejáveis
quando consumida normalmente", complementa a especialista.
A engenheira de alimentos destaca que em humanos o chá de mate, além de promover hidratação, e
de auxiliar no combate ao estresse oxidativo (das células), ainda contribui na ingestão diária de minerais
pois o produto apresenta teores consideráveis de cálcio, fósforo e potássio e tem baixo teor de
sódio.
Já os estudos do professor da Universidade de Santa Catarina, Edson Luiz da Silva, revelaram que a erva-mate pode auxiliar
na redução do mau colesterol (LDL) e contribuir para o aumento do bom colesterol (HDL), fator importante para
diminuir a incidência de doenças coronarianas. A experiência foi realizada com voluntários que durante
40 dias ingeriram a erva-mate tostada em forma de chá e a erva-mate verde preparada como chimarrão.
Outros dois pesquisadores também comprovaram os efeitos benéficos da erva-mate. O professor da Universidade
São Francisco e especialista em nutrigenômica (nutrição celular), Marcelo Lima Ribeiro, em estudos
feitos com cobaias, verificou que a erva-mate auxilia no processo de emagrecimento queimando gorduras. E mais, ele constatou
ainda que a ingestão regular do mate na forma de chá também protege o rim, fígado e bexiga.
Os resultados apresentados pelo professor da Universidade de Touro (EUA, Califórnia), Alejandro Gugliucci, apontam
para a mesma direção. Gugliucci foi um dos primeiros a realizar experiência com erva-mate para verificar
suas propriedades terapêuticas e confirma: "A erva-mate apresenta grande teor de flavonóides, auxilia na
redução do colesterol e é auxiliar no tratamento da diabetes pois reduz os níveis de açúcar
no sangue", complementou.
O seminário também trouxe muitas informações úteis para empresários da indústria
do mate. Leandro Gheno, presidente do Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Paraná (Sindimate),
afirmou que eventos como estes ajudam o setor a se atualizar. "O Sindimate não desenvolve pesquisas, mas dá
suporte para as empresas sindicalizadas desenvolverem esses estudos. Hoje, nossas empresas têm parceria com universidades
paranaenses nesta área de pesquisa, como a UFPR", informou.
Gheno disse ainda que o sindicato é um grande centralizador de informações e busca orientar as empresas
sobre as possibilidades de expansão do mercado do mate. "Neste evento, por exemplo, cerca de 70% do público
presente são de contatos feitos pelo sindicato com as empresas. E ações como este Seminário, servem
para aumentar ainda mais a capacidade de orientação dos sindicatos para com as empresas, gerando expansão
e fortalecimento do setor", concluiu.